Pontos brancos no cabelo – O que é?

Muito confundidos com pontas duplas, esses pontinhos tem o nome de Tricorrexis Nodosa, e ocorrem quando os fios estão maltratados por excesso de química ou processos mecânicos; como chapinha, babyliss, secador… Os cabelos vão ficando fragilizados, até que se rompa a camada externa do fio, causando a área esbranquiçada que parece um ponto.

Aparência dos pontos brancos

Uma vez que a camada de fora está aberta, os nutrientes vão se perdendo e as camadas de dentro, expostas, vão ficando ainda mais fracas, fazendo o fio quebrar no ponto de ruptura.

A parte triste é que, além poder acontecer com qualquer pessoa, mesmo as que não usam químicas, mas usam ferramentas de calor e vice-versa, ainda é um problema que só tem uma solução: corte.

Parece drástico, mas é verdade. Não tem outra solução para um cabelo com tricorrexis, você pode cuidar, mas o fio a partir do pontinho, não tem recuperação, apenas a parte nova do fio, que ainda está crescendo, o que podemos fazer, sempre, é evitar: fazendo o Cronograma Capilar, evitando químicas, tratando corretamente após elas, se for o caso e evitando ferramentas de calor.

Se ainda assim aparecerem essas pontas no seu cabelo, calma, você ainda pode fazer o corte bordado, que eu ensinei no vídeo dessa semana, que ajuda a tirar essas pontinhas sobrando dos cabelos. 😉

Comentários