Como descobrir seu tipo de cabelo

Para saber cuidar do seu cabelo, você precisa antes, saber qual o tipo dele. Sei que não parece nada demais, eu mesma, tratei meu cabelo como liso a vida toda sem saber que existiam vários tipos de ondas, que na verdade, também são como cachos, só que mais abertos. Eu não me culpo, a gente realmente não sabe de muitas dessas coisas até começar a pesquisar melhor, e a maioria das pessoas, mesmo as que se dizem mais especializadas, algumas vezes acabam falando besteira.

Quem nunca foi no cabeleireiro e ouviu ele dizer que seu cabelo era liso mesmo sentindo que ele nem é tão liso assim?? Bem, eu ouvi isso minha vida toda, e por isso estava cuidando dele muito errado, usando produtos que nunca funcionavam… Não é feio assumir as ondas e muito menos ter orgulho delas. Se quiser alisar, no caso, não tem vergonha nenhuma também. Eu particularmente acho feio é dizer que só cabelo liso que é bonito e meio que ficar “escondendo” que seu cabelo não é, ou dizer para outras pessoas que o cabelo delas é isso ou aquilo… A maioria das pessoas ainda considera o cabelo levemente ondulado com  liso, como se fosse ruim ser ondulado mesmo, ou ainda cacheado. Pode isso?! x(

Você tem o direito de gostar de qualquer coisa, do seu cabelo do jeito que for, só não vale achar que seu gosto é absoluto para tudo e para todos.

Por isso, agora que eu aprendi que meu cabelo está entre o tipo 2A e 2B, eu vou explicar para vocês o que isso significa:

Tipos de cabelo

Na tabela vocês podem ver que os tipos de cabelos vão do 1 até o 4, isso quer dizer que:

.1 é o cabelo liso, sem ondas;
.2 é o cabelo com uma leve ondulação;
.3 é para cabelos cacheados;
.4 é para cabelos crespos, muito crespos, e afros.

E quanto às letras, elas classificam a densidade dos fios:

.A é fino;
.B é médio;
.C é grosso.

É bom lembrar também, que podem haver mais de um tipo de fio na mesma pessoa, e que nós, brasileiros, somos uma mistura de povos, etnias, e que temos ainda mais probabilidade de ter fios diferentes em nós.

Com isso, é perceptível que com vários tipos de cabelos, obviamente, existem maneiras diferentes de cuidá-los. O cabeleireiro que simplificou essa classificação é o Andre Walker, que é quem trata os cabelos da Oprah ! 😮 E no site dele tem explicadinha essa tabela de tipos e quais os produtos recomendados para cuidar de cada um deles. Claro, ele vende os produtos e tudo mais, só que a parte boa é que você pode procurar apenas as indicações e comprar aqueles produtos “equivalentes” mais baratinhos ou mais fáceis de encontrar.

Assim você já vai saber melhor como tratar seu tipo de fio, ainda mais se estiver seguindo também o cronograma capilar, que eu já expliquei aqui, assim como eu, que mudei totalmente não só a forma de ver, mas também de cuidar dos meus cabelos. Se o cronograma já mudou a minha vida, vocês imaginem só como me ajudou reconhecer que eu era ondulada.

Agora eu estou aprendendo como estilizar e lidar com o volume, que tem dias em que amo e outros nem tanto… Mas enfim, mesmo fazendo uma escovinha de vez em quando, tô adorando muito mais agora que ele meio que me “obedece”, haha! Vão por mim, eles se comportam muito mais quando aprendemos como lidar com eles certinho. 😉

Comentários